segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O xadrez e a matemática

O XADREZ E A MATEMÁTICA


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Levar o xadrez para a sala de aula é uma proposta que auxilia transversalmente no desenvolvimento de outros conteúdos curriculares. O xadrez também oferece um espaço aberto para troca de informações e conhecimentos entre os jogadores sendo um excelente meio de interação, expressão e de formação do caráter dos alunos. Diante da necessidade de se implementar novas práticas de ensino, estabelecendo um diálogo propício entre professor-aluno e aluno-aluno, o xadrez cumpre um papel essencial. O ensino do xadrez coloca em xeque as hierarquias da sala de aula, promovendo uma real e verdadeira interação entre a comunidade escolar.



Duração das atividades

Aproximadamente 80 minutos – duas (2) aulas de 40 minutos.


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o/a aluno/a seja capaz de reconhecer as regras do jogo mostrando as possíveis movimentações das pedras no tabuleiro.

As regras do jogo podem ser obtidas no site: www.clubedexadrez.com.br.


Estratégias e recursos da aula

MATERIAL: Tabuleiros de xadrez em quantidade suficiente para atingir todo o público-alvo, sejam alunos ou até mesmo membros da comunidade escolar.


DESENVOLVIMENTO:



1. Contextualização histórica: ao iniciar um trabalho com o xadrez é fundamental realizar uma contextualização histórica e social, apresentando aos alunos informações sobre como surgiram as peças e o tabuleiro, quais foram os povos que contribuíram para essa evolução e quais os princípios éticos que são desenvolvidos a partir da prática do jogo.


Após essa socialização o professor pode solicitar a grupos de 3 a 4 alunos que identifiquem os períodos da história do xadrez, elaborando coletivamente uma linha do tempo com os principais acontecimentos relacionados ao jogo.


2. Aprendendo a jogar: em seguida, o professor forma equipes de 5 membros dispondo-as em torno dos tabuleiros, espalhados estrategicamente pela sala de aula.




A cada nova jogada, os membros de cada equipe deverão discutir o próximo movimento a ser adotado por suas pedras. Enquanto os grupos discutem as estratégias do jogo o professor circula para eventuais esclarecimentos.


3. As 4 operações matemáticas: após 20 minutos, o professor pede aos alunos que observem como as 4 operações matemáticas estão presentes na movimentação geométrica das peças:


- Na adição, quando há um ganho de pontos através das trocas de peças;


- Na subtração, quando é eliminada uma peça pelo oponente e se perdem os pontos dela;


- Na multiplicação, quando uma peça aumenta o poder da outra. Exemplo: pensando em eliminar a rainha do oponente coloca-se uma torre na horizontal ou vertical, a sua potência é dobrada ao colocar outra torre nesta coluna, fazendo com que se multiplique a potência para o qual o jogador tentará eliminar a rainha;


- Na divisão, quando as peças estão mal posicionadas ocorre a divisão de forças do tabuleiro. Exemplo: o bispo se encontra numa posição confortável protegido por um peão, ao andar duas ou três casas a fim de dar um xeque-mate no rei ele poderá ser atacado pelo oponente, nesta situação sua força será dividida por quantas peças o atacarem.


O professor poderá também anotar as figuras e a movimentação algébrica das peças do xadrez; as coordenadas algébricas sobre um plano cartesiano; a localização espacial em um plano; a noção do tempo através do cálculo de lances e ainda o conceito do domínio espacial em uma determinada posição (levando em conta que quem tem mais espaço possui mais possibilidades de lances).


4. O papel do educador: para esta atividade, o educador adota os papéis de orientador inicial e facilitador da expressão dos alunos no processo de organização do pensamento, planejamento da jogada e consequente tomada de decisão.


Para as jogadas é importante que o professor estimule os alunos a analisarem o tabuleiro e as pedras ali contidas de maneira a se acostumarem com a postura analítica da cena. A diversidade de possibilidades de jogadas pode ser enorme, conforme se der às discussões entre os membros das equipes e a interação com a equipe oponente.



Avaliação

Finalizando a primeira partida, o professor fará com os alunos uma auto-avaliação. É importante que o aluno descreva: do que mais e do que menos gostou no jogo; que dificuldades encontrou: qual jogada foi a mais difícil e o que poderá fazer para melhorar a sua tática de jogo.



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